sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Apenas uma historinha

A História dos 3 porquinhos, contada por um radioamador.

                                                                                                                                                                             Adaptada por Carlos Alberto – PY4XX.


Estava o vovô radioamador jantando, e olhando para o relógio, pensou : - 23:00h UTC, está quase na hora de começar o CQWW.

  Apaixonado que é por concursos, o vovô radioamador estava ansioso. Afinal de contas, o CQWW é um dos melhores concursos de radioamadorismo.

Quando se preparava para subir para o shack, seus 3 netinhos vieram até ele e com a carinha que os netinhos sabem fazer, quando querem algo dos vovôs, pediram: - Vovô, conta uma historinha pra nós “durmir” ?

  O vovô radioamador, amoroso que é com seus netinhos, de pronto pegou os netinhos e os levou para o quarto, deitou-os em suas camas, e começou:

Era uma vez, 3 porquinhos. 
Um era CLASSE C, o outro CLASSE B e outro CLASSE A.

  O classe C, achando que era um Radioamador (com R maiúsculo) acreditava que não tinha nada a aprender, que ele já era o tal e se meteu , montar sua estação.

  O classe B, já tinha um pouco mais de tempo no radioamadorismo, o que já o fez receber algumas dicas e se meteu a melhorar sua estação, baseado nas respostas decoradas da prova de eletricidade que realizou, acreditando com isto, que já era um verdadeiro técnico em eletrônica.

  O classe A, já calejado que era no rádio, pois era de uma época em que o radioamadorismo era levado mais à sério, montou sua estação, baseando-se em experiências positivas e negativas de outros radioamadores.

  Um belo dia, estava o porquinho classe C em sua estação, quando de repente, apareceu o lobo MURPH.  
Mau sujeito, este lobo MURPH não gostava de radioamadores e sabendo que naquela casa tinha uma estação, começou a soprar, a berrar que acabaria com a estação do porquinho classe C. 
Com o vendaval que o lobo MURPH aprontou, a anteninha dipolo, suspensa por uma vara de bambu de 5 metros de altura, se quebrou e a dipolinho foi cair justamente na rede elétrica ao lado da casa, causando assim uma grande explosão no radio do porquinho classe C, pegando fogo no shack.
Mais que depressa o porquinho classe C saiu de casa correndo e foi se abrigar no shack do porquinho classe B.

O porquinho classe B, todo tranquilo, falou com o porquinho classe C: - Deixa este lobo vir.

  E o lobo MURPH chegou na casa do porquinho classe B. E começou a soprar e a berrar que destruiria a estação do porquinho classe B.

O porquinho classe B, havia ouvido falar de uma tal torre autoportante, e instalou uma pra ele, só que sem uma boa fundação, o lobo MURPH soprou tanto, que a torre tombou, e com isso, saiu arrastando o rádio da mesa do shack, quebrando todo, e ainda por cima, não calculou direito o ângulo de descida da torre, que foi cair em cima do telhado do vizinho, causando o maior prejuízo.
Horrorizado com o acontecido, os dois porquinhos saíram correndo para a casa do porquinho classe A.

  Quando estava melhorando sua estação, o porquinho classe A assistiu às palestras sobre aterramentos, fazendo o melhor aterramento possível, ao montar sua torre, perguntou a muitos radioamadores sobre dicas, e também à uma empresa Ouro Grosso. Assim, ele fez uma excelente fundação, e ergueu uma torre de 25 m com 4 quadribanda com stacks, um rotor de boa qualidade, para que o lobo MURPH não conseguisse moer as engrenagens com seus sopros, e também, fez um seguro residencial com cobertura de danos a terceiros.

  Quando o lobo MURPH chegou e começou a soprar, quanto mais ele soprava, mais desesperado ficava, pois nada acontecia, até que o lobo MURPH desistiu e foi embora.

  E os porquinhos classe B e C aprenderam de uma forma muito triste, que para ser um Radioamador (com R maiúsculo), tinha que estudar mais a respeito do radioamadorismo e sobre os acessórios a ele inerentes.

  E assim acabou a historinha.

  Quando o vovô radioamador olha para seus 3 netinhos, ele exclama:
- PIPOCAS já estão dormindo!!!…

        Mais que depressa, o vovô radioamador olha no relógio e vê que são 23:57h UTC. Corre para o shack, liga o rádio, e começa a chamar:

- CQ CONTEST, CQ CONTEST…


--
Carlos Alberto

                                                          PY4XX - PT4C - PX4X - PT4T                                   
      
Without CW I'm just CB.

Araucária DX Group Member

Rio DX Group Member

JEDI DX Team Member

CTC Member

Nenhum comentário:

Postar um comentário