segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ATIVAÇÃO DO FAROL DA ILHA JURUBAÍBA

          No geral podemos dizer que a ativação foi um sucesso, apesar dos percalços que passamos no transcorrer da operação no Farol BRA-225 na Ilha Jurubaíba SA-029. Pra começar atrasamos, em virtude de compromissos de trabalho, em duas horas a nossa saída do RJ com destino a Muriqui, que seria nosso local de partida inicial com uma carona num barco pesqueiro de um morador da ilha. Devido ao atraso perdemos a carona e fomos para Itacuruçá onde fretamos um barco pequeno para fazer o transporte da dupla (Marcelo - PY1MT e André - PY1CPF), mantimentos, combustível e equipamentos de rádio.
        Chegamos na ilha às 18:00hs e após desembarque, transporte morro acima com matagal cortando as canelas e braços, montagem de barraca, montagem de antenas e estação, jantamos um macarrão instantâneo daqueles básicos no copinho e partimos para o início das transmissões. Apesar do cansaço e estresse causados pelo transporte de todo material e montagem dos equipos e barraca no escuro, pois a iluminação que o gerador nos dava era infinitamente pior que a luz do dia, conseguimos uns 100 qsos em uma hora de ativação com mais de uma dezena de excelentes contatos com Oceania e Ásia em 20m. Foi muito bom operar portátil, com antena vertical multibanda (DXV8) e fazer Polinésia Francesa, Austrália, Nova Zelândia, etc...
         Por volta de 1h fomos dormir e uma surpresa ingrata nos aguardava e mudaria toda a nossa expectativa após um início surpreendente que nos deixou bastante otimistas. Lá pras 2, 3hs da manhã começou a soprar um vento NE que foi aumentando, aumentando até termos que levantar pra segurar a barraca com medo de sermos arrastados com barraca e tudo morro abaixo em direção ao mar...realmente era essa a impressão e o medo chegou a tomar conta da situação por alguns instantes devido as rajadas. Numa destas rajadas a cruzeta de fibra da barraca iglu quebrou e acabou nos ajudando, pois diminuiu a área de arrasto e acabamos tendo que sair e terminamos a desmontagem da estrutura de fibra e com ela no chão ficamos sentados sobre a mesma até o dia clarear.
        Com o dia anterior e noite muito atribulados, como diz o André, partimos para montar a estação colada no farol, mas o vento não diminuía e mudava de direção nos deixando sem opções e sem condições de trabalho, pois era demasiado o incômodo causado pelo vendo balançando a tela dos notes, causando inclusive a quebra da vara de fibra que usamos pra erguer o centro da antena ZS6BKW. Sem esquecer que um dos geradores parou na 1ª hora de operação na noite anterior. Desanimados, moral abatido e autoestima lá em baixo (...kkkkk ....agora até dá pra rir, mas na hora é triste......), demos uma pausa e fomos tomar um banho de mar para limpar as canelas e mãos que ficavam sujos de fuligem do matagal recentemente queimado. Nessa ida até o mar fomos indagados pela Sra Maria, que tem uma casa logo abaixo do farol, sobre como havia sido a noite e se estávamos bem devido ao vento forte da madrugada. Logo após relatarmos sobre os estragos ela nos ofereceu os fundos da sua casa para que montássemos a estação ali e ficarmos protegidos do vento. Então iniciamos o transporte de todo o material novamente rumo ao novo local, desmontando e montando antenas e estação....ufa, que dureza.
      Dona Maria nos ajudou bastante, inclusive nos servindo um delicioso peixe frito no sábado, além de várias doses de café e baldes de água da chuva, que ela armazena, para que pudéssemos fazer uma higiene básica e tirar o sal do mar. No próximo mês nos comprometemos de voltar a casa da Dona Maria, levando 60 metros de cabo pp 2 x 2,5mm, fio 2,5mm, bocais, tomadas e lâmpadas para fazer a interligação a um gerador de um vizinho na ilha e a instalação básica na sua humilde casa.
      Antes de oferecermos esta pequena ajuda a Dona Maria já havia nos oferecido o local para futuras ativações, o que nos deixou bastante animados para fazermos o IOTA 2014 de lá, já espertos e preparados para as intempéries.
                    Fizemos um total de 457 contatos e achamos que foi excelente devido aos acontecimentos e contingências. Mais tarde coloco mais algumas estatísticas que estão no N1MM.

ANDRÉ - PY1CPF

RUMO À ILHA JURUBAÍBA JÁ NO PÔR DO SOL

MARCELO - PY1MT  ...............PODE ISSO ARNALDO ??? PILOTAR BARCO E FALAR AO CELULAR ???


PARTE DOS EQUIPAMENTOS

O QUE O ANDRÉ ESTAVA FAZENDO NESTA POSIÇÃO ??? KKK

BARRACA ZEUS 6 DA GUEPARDO....SUCUMBIU COM O VENTO....

ANDRÉ

MARCELO


ESTADO LASTIMÁVEL

PÉ FURADO NO COTOCO DE MATO QUEIMADO.........É POR ESSAS E OUTRAS QUE DIGO QUE DXPEDITION É SÓ PARA OS FORTES...KKKKK

TRALHA MEIO BAGUNÇADA NA MANHÃ DE SÁBADO

VERTICAL DXV8 COM A ILHA DE JAGUANUM AO FUNDO E MARAMBAIA À DIRETITA

TENTATIVA NA MANHÃ DE SÁBADO, MAS NÃO DEU...

MESMO COM ESTA PEDRA NÃO ERA POSSÍVEL USAR O NOTE, POIS A TELA BALANÇAVA DEMAIS

ESSA ALEGRIA FOI POR FAZER UM CONTATO COM A ALEMANHA E SER INFORMADO PELO ANDRÉ QUE A ANTENA ZS6BKW ESTAVA DEITADA NO CHÃO.

3º LOCAL DA ESTAÇÃO NOS FUNDOS DA CASA DA DONA MARIA

O PRATO VEIO CHEIO....QUASE NÃO DEU PRA FOTO....KKKK

MINHA CARA DE CANSADO NO SÁBADO À NOITE


DXV8 COM A PRAIA DE MURIQUI AO FUNDO

DXV8

DXV8

ESSE CARA AÍ SALVOU A DXPEDITION....MUITO VALENTE E SILENCIOSO




RETORNANDO E LEVANDO AO CONTINENTE TODO O NOSSO LIXO



KKK.....NESTE MOMENTO JÁ ESTAVA PENSANDO: ...QUANDO SERÁ A PRÓXIMA......IOTA 2014
video

Um comentário:

  1. quer patrocinador, para passear e tirar onda, ( VÃO TRABALHAR SEUS VAGABUNDOS HIHIHIHIHIHIHIHIHIHI 73! VOU MANDAR ROUBAR O OUTRO CARRO ISSO SIM ...............

    ResponderExcluir