segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CVA 2012 - Fatos e Fotos

     Olá amigos! Após uma semana com uma viagem a trabalho emendada com o CVA SSB, estamos aqui mais uma vez para tirar conclusões dos nossos avanços em relação a edições anteriores deste simpático conteste. Podemos facilmente falar em avanços, pois contra o antigo modelo (nossa atuação) fica fácil obter qualquer avanço, diga-se de passagem...
  Participamos na categoria MIL (Unidade Militar), com o indicativo ZW100AF (100 ANOS DE CAMPO DOS AFONSOS), dentro das instalações da Universidade da Força Aérea - UNIFA. Lá montamos uma 3DX3 da Electril, para 20, 15 e 10 metros e aproveitando o mastro colocamos uma vertical PT5 (Electril) para 10m. Para 40 utilizamos um dipolo e em 80m construímos uma Delta Loop. Infelizmente não conseguimos ajustar a Delta para 40 metros, o que nos prejudicou bastante para o DX, principalmente em SSB. Todo este aparato montado na frente do Hotel de Trânsito dos Oficiais com total visão da pista de pouso, direcionados à Norte, bem juntos a sacada do prédio, sendo talvez este o motivo da nossa dificuldade para falar com o Sul do país.
           Em cima da bancada tínhamos um FT-897, usado na fase SSB e um IC-718 para o CW. Os dois equipos interligados ao Notebook via CAT parae a certeza que estamos evoluind uso do N1MM. Além dos acopladores FC-30 e FC-901 levamos também os Amplificadores Lineares Delta 1000 e Beringhs WB 2000, que apesar da idade estão em plena forma.
      Na fase de CW conseguimos fazer exatamente 1.719.168 pontos com 264 contatos. Na Fonia alcançamos 2.438.280 pontos com 434 contatos (claimed score). Sem dúvida houve uma melhora considerável em relação aos anos anteriores, tanto em nº de contatos e principalmente nas pontuações alcançadas. A única diferença é que antes estávamos a sós em uma categoria e agora estamos em uma categoria diferente strelie realmente competitiva.
       Contudo o mais importante que fica é o aprendizado, a experiência e a certeza que temos um  grupo em que todos participam e contribuem de alguma forma, sem e estrelismos e  mandatismos vistos outrora.
        Agradecemos à Organização e a todos os participantes desde belíssimo CVA. Esperamos nos encontrar ano que vem.
       Que venham os próximos Concursos Verde e Amarelo !!! A meta agora é superar 2012... 
Os números
Montagem da Direcional 3DX3





PU1SET E PU1MMZ

PY1MT

PU1MWM










BALUN HOME MADE























 

Um comentário:

  1. Quem diria que a 3DX3 um dia iria irradiar para o lado certo!!! E que um dia usaríamos algo diferente de uma G5RV...

    O mais engraçado é que respeitando apenas as medidas descritas no manual, sem necessidade de equipamentos complexos, cálculos, ponderações mirabolantes, muita imaginação e muito tempo, o equipamento passou a apresentar 1:1.3 em 28Mhz, 1:1.2 em 21Mhz e 1:1.4 em 14Mhz trabalhando o tempo todo com 1KW sem sequer precisar de acoplador.

    A antena Delta Loop, como tantas vezes fora levantado por mim, pelo WX, pelo MT (E na época tínhamos espaço e torre de sobra para montá-las) desde os 80 até os 20 metros apresenta um ganho respeitável em relação ao Dipolo e seu resultado é superior não apenas pelo ganho em DB's mas também pela sua seletividade que apresenta un nível considerável de QRM a menos que os Dipolos de 1/2 onda e antenas multirressonantes similares como G5RV e W3DDZ que também foram experimentadas.

    Pelo lado do conteste, foi uma grande pena o problema que tivemos com a Delta que seria montada para 40 metros, mas foi uma experiência grandiosa que trouxe um aprendizado enorme a respeito do funcionamento do cabo coaxial de 75 Ohms atuando como transformador de onda e o tipo de cabo adequado a ser empregue para esse fim.

    Não posso deixar de registrar aqui os nossos agradecimentos a todos aqueles que diretamente contribuíram para o engradecimento do resultado da Casa do Radioamador e PX Clube de Nilópolis.

    Em especial ao Pedro, PU1KGG que foi o cara que me deu a mão e ajudou a dar os primeiros passos primeiros passos no mundo do DX, o que depois de 20 anos fez despertar em mim o interesse pelo rádio.

    Ao Bone, PP5VX, que mesmo distante e sem me conhecer, através de seu material de treinamento e aprendizagem, muita paciência e vários e-mails foi o meu grande mestre de CW.

    Ao Alejandro, PY1AM/PX1E1150 que muito gentilmente, no ano passado, importou as 4 válvulas 811A usadas no amplificador Linear Delta 1000 que fez um grande trabalho durante a etapa de CW do conteste.

    Ao Sérgio, PY1BF que junto comigo (quer dizer, eu muito mais junto com ele) queimou muitos neurônios para pôr os lineares para funcionar com a saúde que apresentaram durante as etapas de operações. Ainda lembro da hora em que depois de dias cozinhando os cabelos achamos um pingo de solda pregado no eixo do variável de placa do Delta 1000.

    Ao Fábio PY1ZV, aos Felipes PY1NB e PY1TR, ao Hamilton PY1DO e o Marcus PY1SE, todos esses imbuídos de um grande espírito altruístico estiveram conosco, de forma desinteressada compartilhando seus conhecimentos de N1MM, CAT, modos digitais, etc., propocionando uma grande evolução na agilidade e simplicidade da operação.

    Ao comando da Universidade da Força Aérea que confiou em nós dispondo suas instalações, seu nome e sua infra-estrutura para que não apenas operássemos de dentro da UM mas para que também tomássemos parte nas comemorações de 100 anos da fundação do Campo dos Afonsos.

    Ao Prefeito da cidade de Nilópolis Sérgio Sessim e ao Vereador Michel que estão sempre presentes fornecendo total apoio e pronto atendimento em qualquer demanda relacionada às instalações da nova sede da CRAN.

    ResponderExcluir